IMD promove nova palestra online sobre Computação Quântica

Com temática de passeios quânticos, apresentação acontece na próxima sexta-feira, 22
19-11-2024 / ASCOM
Curso Evento TI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) promoverá, na próxima sexta-feira, 22, o 5º encontro do seu Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica. Conduzida por Raqueline Santos, pesquisadora atualmente sediada na Letônia, a palestra tratará da temática de passeios quânticos.

O evento será online, com transmissão por meio do Teams. O acesso poderá ser feito por meio deste link, a partir das 11h da sexta-feira, e o encontro também disponibilizará certificado para quem desejar, o qual deverá ser requisitado por meio do sistema SigEventos.

O tema da palestra será Introdução aos Passeios Quânticos – um tema ligado à área de otimização. Vinculado à análise de algoritmos, esse campo de atuação visa “criar soluções otimizadas, ou seja, com menos passos do que uma outra solução já existente, e com menor complexidade", explica o professor Anderson Cruz, coordenador do Ciclo de Palestras do IMD.

“Minha expectativa com o encontro é ampliar conhecimento dos participantes sobre essa área e despertar seu interesse por esse fascinante campo da computação quântica, destacando como os passeios quânticos se conectam a conceitos clássicos e explorando suas potenciais aplicações”, comenta Raqueline Santos.

A importância dessa temática se dá especialmente pela necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos e os novos paradigmas que emergem com a computação quântica. Segundo Anderson Cruz, embora a computação convencional ainda seja amplamente utilizada, é essencial desenvolver tecnologias que estejam preparadas para os desafios futuros, como a segurança da informação.

Raqueline Santos

Detentora dos títulos de mestre e doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (Petrópolis/RJ), Raqueline Santos atua hoje como pesquisadora do Centro para Ciência da Computação Quântica da Universidade da Letônia.

Santos também responde por trabalhos acadêmicos premiados, como sua dissertação de mestrado, reconhecida em 2010 pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) como a melhor do ano, e o artigo “The staggered quantum walk model”, que recebeu o “Dr. Howard E. Brandt Quantum Information Processing Best Paper Award” em 2016.

Ciclo de palestras

Iniciado em julho deste ano, o Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica do IMD tem proporcionado uma série de encontros e debates com convidados oriundos não apenas da UFRN, mas também de universidades de outros estados e países.

Segundo Anderson Cruz, a iniciativa tem contribuído para um crescente interesse por parte dos alunos sobre a temática, incluindo ingresso de discentes em grupos de pesquisa sobre Computação Quântica.

“Graças ao ciclo de palestras, a gente tem captado e despertado o interesse dos alunos de graduação e de docentes também. E, por causa disso, temos mais de 10 alunos fazendo, de maneira voluntária, cursos e participando de projetos de pesquisa em Computação Quântica”, conta Cruz.

Ainda segundo o docente, esse quadro reflete um crescente interesse e necessidade por Computação Quântica não apenas no Brasil, mas em todo mundo, sobretudo pela importância de manter a segurança de informações contra ataques aos mecanismos de criptografia utilizados atualmente.

Além de docentes do IMD, a ação também conta com a participação de professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Internacional de Física (IIF).