IMD sedia evento para debater tecnologia, educação e produção criativa

Encontro contará com palestras dos professores Marcelo Zuffo (USP) e Yacy Ara Froner (UFMG)
22-11-2024 / ASCOM
Evento IA TI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai sediar, no dia 2 de dezembro, o evento Inovações Criativas: Entre o Ensino, a Tecnologia e a Arte. O encontro contará com a participação de dois convidados de renome nacional na área de Artes e inovação e deve promover uma série de debates que aproximam Tecnologia da Informação (TI) e Artes, duas áreas cada vez mais interligadas, especialmente com o fortalecimento e popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Organizada pelo professor e artista Marcos Andruchak, do Departamento de Design (DDGEN/UFRN), essa será a primeira edição do evento, cujas atividades acontecerão durante a manhã do dia 2 de dezembro no auditório do IMD. Não é necessário realizar inscrição para participar e o evento é destinado tanto para docentes como para alunos de graduação e pós-graduação dos campos de Tecnologia e Artes.

Para conduzirem as duas palestras do encontro, foram convidados Marcelo Zuffo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Inova USP, e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Yacy Ara Froner.

Zuffo é responsável por desenvolver o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil e hoje é docente titular na Escola Politécnica da USP. Já a professora Froner é consultora e pesquisadora nas áreas de História da Arte, História das Coleções e Conservação Preventiva, além de atuar com pesquisas no Laboratório de Ciências da Conservação (Lacicor).

Palestras

O primeiro momento do Inovações Criativas, que acontecerá às 8h, será conduzido pela docente da UFMG, cuja palestra terá como tema Obras de Arte Podem ser Feitas de Algo que Não Seja “de Arte”?. A proposta é estimular a reflexão sobre a possibilidade de se criar obras significativas a partir de materiais e contextos não tradicionais. Para isso, serão abordados artistas contemporâneos que desafiam convenções utilizando objetos do cotidiano, tecnologia e conceitos inovadores.

Após intervalo, a segunda apresentação, sob condução do professor Marcelo Zuffo, terá como temática Engajando Mentes e Ampliando a Realidade: Aproveitando a Inteligência Artificial em Jogos Sérios Imersivos para Aprendizagem, Descoberta e Treinamento de Procedimentos Críticos.

A palestra visa destacar como as ferramentas de IA são capazes de promover educação, especialmente por meio de jogos sérios – aqueles que simulam ambientes reais críticos, nos quais o jogador aprende através de experiências em espaços controlados.

Dois campos

Segundo o professor Andruchak, o Inovações Criativas é fruto tanto de sua experiência acadêmica – cujo doutorado, por exemplo, aborda elementos visuais na arte da Computação Gráfica e do Design Gráfico – como também de um desejo de unir os dois campos de conhecimento.

“Desse evento podem surgir parcerias estratégicas, bem como trabalhos que unam as duas áreas. A ideia é promover essa interação, e todo o ambiente promovido pelo IMD é algo que complementa a proposta do evento”, comenta Andruchak.

Para promover essa interdisciplinaridade, no âmbito da tecnologia, o evento conta com o apoio do professor Charles Madeira, do IMD, e da professora Roberta Coelho, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN). Já no âmbito das Artes, o encontro também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes (Profartes/UFRN), da Rede Arte na Escola (RAE) e do DDGN.