Professor da UFRN será palestrante no Simpósio Brasileiro de Métodos Formais
Diretor Adjunto de Ensino do IMD, Marcel Oliveira é um dos três palestrantes convidados do evento
03-12-2024 / ASCOM
O professor Marcel Oliveira, coordenador dos Cursos Técnicos e Diretor Adjunto de Ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), será um dos três palestrantes convidados no 27o Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2024), um dos mais relevantes eventos no campo da Engenharia de Software e Sistemas Críticos no Brasil.
O simpósio, que acontece de 4 a 6 de dezembro, em Vitória(ES), tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da área, além de profissionais da indústria interessados em métodos formais aplicados ao desenvolvimento de sistemas críticos.
O docente irá ministrar a palestra intitulada “Evanesco: Hiding Formal Methods from Muggles while Ensuring System Correctness”. Segundo Oliveira, o objetivo será abordar como as ferramentas de desenvolvimento podem integrar métodos formais de maneira acessível.
“Esta palestra explora como métodos formais podem ser perfeitamente integrados em ferramentas de desenvolvimento de software, permitindo que os desenvolvedores se beneficiem de maior confiabilidade e segurança do sistema sem precisar de experiência em técnicas formais de verificação”, explicou.
De acordo com o docente, o Simpósio Brasileiro de Métodos Formais é uma oportunidade tanto para a promoção da pesquisa e inovação — por incentivar a apresentação de trabalhos inéditos — quanto para a formação de pesquisadores e profissionais, servindo como um espaço de aprendizado e networking.
Palestrante
Marcel Oliveira é professor titular do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN e Coordenador dos Cursos Técnicos e Diretor Adjunto de Ensino do IMD.
Com doutorado em Ciência da Computação pela University of York, na Inglaterra, ele tem mais de 20 anos de experiência em Métodos Formais, trabalhando com temas como cálculo de refinamento, semântica de linguagens formais e síntese de código a partir de especificações formais.
Mais informações sobre o SBMF 2024 podem ser conferidas neste link.