IMD promove minicursos e apresenta Bioinformática para comunidade
Conduzida pelo BioME, Semana de Portas Abertas da Bioinformática acontece até quarta-feira, 11
09-12-2024 / ASCOM
O evento Semana de Portas Abertas da Bioinformática, realizado pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), começou nesta segunda-feira, 9. O evento tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo) tanto para a comunidade acadêmica da UFRN como para o público em geral.
A programação, que ocorre entre os dias 9 e 11 de dezembro no Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), inclui minicursos, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e flash talks. Tudo isso para difundir Bioinformática na sociedade e possibilitar o acesso a conhecimentos nessa área.
Durante o evento, os discentes do PPgBioinfo também têm a oportunidade de apresentar projetos e resultados preliminares de suas dissertações e teses.
Minicursos
Na manhã desta segunda-feira, por exemplo, foram realizados os minicursos Deep Learning: Primeiros Passos no Aprendizado Profundo, Dominando as Bases: Introdução à Linha de Comando Linux e Machine Learning: Decodificando o Cérebro por Meio da Aprendizagem de Máquina.
A programação ainda conta com palestras, mesas-redondas – incluindo discussões sobre a influência do Nobel 2024 na Bioinformática e Neurociência – e minicursos sobre temas como GeneBridge, visualização computacional de moléculas e o ecossistema Seqera.
O evento reúne docentes, discentes, servidores, pesquisadores e demais interessados em conhecer mais sobre a Bioinformática – área interdisciplinar que conecta Tecnologia e Ciências da Vida e que cresce constantemente em relevância, tanto no meio acadêmico quanto no mercado global.
Segundo o professor César Rennó-Costa, docente do IMD e vice-coordenador do PPgBioinfo, a Bioinformática surge como resposta a uma necessidade por suporte computacional diante do avanço das metodologias e do crescente volume de dados gerados nas Ciências da Vida.
“Nesse contexto, a Computação se torna essencial para impulsionar o desenvolvimento científico em áreas como Biologia, Medicina e Neurociência, oferecendo projetos que atendem a diferentes formações e perfis acadêmicos”, destaca o professor.
Avanços
Promovida anualmente, a Semana de Portas Abertas da Bioinformática serve como vitrine para os avanços do BioME e para as atividades científicas desenvolvidas no PPgBioinfo – um dos poucos programas no Brasil a oferecer mestrado e doutorado em Bioinformática, atualmente com conceito 5 da CAPES.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial e no perfil do BioME no Instagram.