Palestra no IMD discute Computação Quântica e suas bases teóricas
Evento acontece na sexta-feira, 13, e faz parte de ciclo de palestras sobre o tema
10-12-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai realizar a 6ª edição do Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica na próxima sexta-feira, dia 13, abordando a temática Computação Quântica e suas Bases Teóricas. O evento ocorrerá no auditório B205 do IMD, com início às 16h30.
A apresentação será conduzida pelo pesquisador Gustavo Bezerra, egresso dos bacharelados da UFRN em TI e Ciência da Computação, atualmente doutorando em Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica. O encontro disponibilizará certificado para quem desejar, o qual deverá ser requisitado por meio do sistema SigEventos.
Gustavo Bezerra trabalha com desenvolvimento e simulação de algoritmos quânticos com foco em passeios aleatórios quânticos. Ele retornou recentemente de um período de estudos na Universidade da Letônia, onde desenvolveu parte de sua tese de Doutorado.
Durante sua palestra, serão discutidos tópicos que abrangem desde conceitos teóricos, como o Algoritmo de Grover, até abordagens mais práticas, como o desenvolvimento de simuladores quânticos.
O objetivo do encontro será proporcionar uma compreensão inicial e intuitiva sobre esses temas, destacando sua importância e apresentando as bases teóricas essenciais para aqueles que desejam aprofundar seus estudos na área. Além disso, serão indicadas disciplinas oferecidas na UFRN que contemplam esse conteúdo.
Iniciado em julho deste ano, o Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica já trouxe uma ampla abordagem sobre os avanços e as possibilidades dessa área, destacando desde conceitos introdutórios, até questões técnicas como a correção de erros em computadores quânticos funcionais. Os debates incluíram, ainda, uma análise do cenário atual da computação quântica, com discussões sobre seu impacto potencial e as perspectivas para o setor industrial.
Além de docentes do IMD, o Ciclo de Palestras envolve a participação de professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Internacional de Física (IIF).