IMD comemora realizações de 2024 em reunião geral de colaboradores
Uma das realizações destacadas foi programa voltado a criar diversas formações na área de IA na UFRN
13-12-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou na manhã de hoje, dia 13, a sua tradicional Reunião Geral de fim ano, congregando toda a equipe de colaboradores para uma apresentação de suas principais ações e números obtidos ao longo de 2024.
Em clima de confraternização, o encontro aconteceu no auditório do Instituto, às 9h, e contou com a exposição do diretor-geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, abordando temas que foram da área de ensino até os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e as realizações do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
Inteligência Artificial
Uma das principais realizações do Instituto ao longo do ano de 2024 foi o desenvolvimento e implementação de um amplo projeto de formação na área de Inteligência Artificial, denominado Metrópole IA 360.
“Temos feito um esforço para que a universidade tenha uma massa crítica na área de IA, que seja correspondente ao tamanho da nossa instituição” destacou o professor Ivonildo Rêgo. Ele fez uma breve histórico da criação do programa e de sua apresentação a diversos ministérios do Governo Federal ao longo de 2024.
A iniciativa já foi responsável por criar uma nova ênfase, na área de IA, para quem faz o Curso Técnico do IMD, e também uma nova graduação, o Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA) – com as primeiras turmas de ambas as formações começando em 2025.
Para dar suporte a essas novas demandas, está sendo realizado um concurso para contratação de quatro novos professores para o Instituto e existe uma previsão de abertura de seis novas vagas para docente de nível superior para atuação na área em 2025.
Ainda na vertente do ensino, o IMD teve aprovado pela Capes o seu doutorado em Tecnologia da Informação. Assim, todos os seus três programas de pós-graduação – em TI, Bioinformática e Inovação em Tecnologias Educacionais – agora ofertam tanto o curso de mestrado como o de doutorado.
Números
Dentre os diversos números apresentados na reunião, também estiveram os referentes à atuação do Metrópole Parque, que apoiou 30 startups em seu Programa de Incubação e chegou a 135 empresas de tecnologia credenciadas. Esses negócios geram, atualmente, 3.200 empregos diretos.
O IMD também firmou, através da sua Diretoria de Projetos e da Unidade Embrapii Metrópole Digital, 31 novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) junto a empresas privadas e órgãos públicos, com orçamentos que totalizam R$ 22,5 milhões. “Isso é muito expressivo. Somos, de longe, a unidade da UFRN que capta o maior número de projetos”, afirmou o diretor geral do Instituto.
Esses projetos proporcionaram 208 bolsas para estudantes e outras 104 para especialistas convidados. Contando com os projetos iniciados em anos anteriores e que estão em andamento, o Instituto chega ao número de 57 ativos.
Marcos
Outros dados apresentados durante a reunião dizem respeito a marcos importantes em áreas como a de ensino, com o BTI recebendo a nota máxima na avaliação periódica de cursos de graduação do Inep.
Além disso, a UFRN oficializou, através do IMD, um acordo de associação à Fundação FIWARE, organização internacional que promove o desenvolvimento de soluções inteligentes em todo o mundo.
Essa iniciativa prevê a criação de um novo espaço – o Smart Metrópolis iHUB FIWARE – no âmbito do IMD, voltado para o desenvolvimento de pesquisas e iniciativas na área de Cidades Inteligentes, além de uma série de ações que possibilitam a disseminação de tecnologias open-source para a área.
A apresentação ainda incluiu dados referentes aos projetos de pesquisa e extensão e as ações dos núcleos integradores do IMD, como é o caso do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), e o Software Engineering Team (SETE).
Além disso, também foram mencionados os trabalhos desenvolvidos na área de suporte em Tecnologia da Informação, Comunicação Institucional, suporte administrativo, entre outras. Ao final da apresentação, a reunião também contou com a apresentação de um vídeo especial que ilustra o trabalho desempenhado ao longo do ano que se passou e no qual se desejou felicitações de final de ano para todos os colaboradores do IMD.