Programa Talento Metrópole promove Curso de Verão com 40 jovens
Evento ajuda a identificar jovens com superdotação/altas habilidades
06-02-2025 / ASCOM
![](https://hongkong.imd.ufrn.br/filemanagerportal/source/2025/8J3A4947.jpg)
O programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com altas habilidades/superdotação, encerrou, nesta quinta-feira (06), as atividades da sua 8ª edição do Curso de Verão.
Durante os últimos dias do evento, os 40 participantes, com idades entre 12 e 17 anos, envolveram-se em três oficinas gamificadas: Hora do Código, Modelagem e Impressão 3D e Fundamentos de Inteligência Artificial. Nessas atividades, os jovens puderam desenvolver habilidades em lógica de programação, criatividade e construção e programação de robôs.
Nesta quinta-feira, o Curso ainda promove, para encerrar esta edição, um campeonato de robótica. Nele, os participantes irão disputar em rounds dinâmicos, testando suas habilidades e programação e inovação, com distribuição de brindes às equipes que mais se destacarem.
Talentos
O curso tem como principal objetivo aproximar talentos do universo da Tecnologia da Informação (TI), despertando o interesse dos jovens pela área. Além disso, o evento também serve para a identificação de pessoas com altas habilidades, a fim de convidá-las para participar do programa do IMD de forma permanente.
Para isso, a primeira etapa inclui avaliações de inteligência, criatividade e um teste de habilidades e competências em TI. Paralelo a isso, durante o curso, são observados aspectos como envolvimento em atividades, relacionamento interpessoal, liderança e criatividade.
Para Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, o programa é um meio estratégico e de extrema importância para o desenvolvimento de talentos da área de tecnologia no estado.
“O Curso de Verão fornece informações valiosas sobre o perfil dos candidatos. Além disso, ele faz com que o IMD reafirme seu compromisso com a formação de talentos na área de TI e fortaleça sua atuação na inclusão educacional, acolhendo estudantes que fazem parte da política de educação especial”, comenta Hazin.
A edição deste ano contou com o apoio do SESI Escola e do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
Sobre o programa
O programa Talento Metrópole busca promover o desenvolvimento de jovens com altas habilidades, ampliando suas competências na área de TI. Ele é voltado para estudantes de escolas públicas e privadas, matriculados no Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos) e Ensino Médio.
Cada estudante ingressante é acompanhado por um tutor — professor pesquisador da UFRN — e desenvolve um plano individual de trabalho, alinhado aos seus interesses e habilidades. Além disso, os participantes têm acesso à infraestrutura do IMD e contam com o suporte de uma equipe especializada, composta por psicólogos, pedagogos e assistente social.
Mais informações sobre o Talento Metrópole estão disponíveis na página.