Empresas do Metrópole Parque podem usar serviços da Rede POTIPROT

Rede conta com vários laboratórios para dar suporte a startups e instituições
20-02-2025 / ASCOM
nPITI

Prototipagem eletrônica e mecânica, incluindo fabricação de PCB, impressão 3D e usinagem de alta precisão, além de consultoria para projetos, são alguns dos serviços oferecidos pela Rede Potiguar de Prototipagem (POTIPROT), vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que podem ser utilizados pelas empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).

A rede de laboratórios de prototipagem tem como objetivo promover o surgimento de novos negócios no empreendedorismo local, tornando acessíveis e integrados diversos serviços técnicos especializados no desenvolvimento, aprimoramento e fabricação de protótipos.

Com uma abordagem focada na inovação, a rede conta com diferentes laboratórios para dar suporte a empresas, startups e instituições em diferentes etapas de desenvolvimento de protótipos eletrônicos e mecânicos. Entre as principais vantagens, estão a redução do tempo de prototipação e o custo mais acessível, como explica Isabel Azevedo, Analista de Mercado da Rede POTIPROT.

“Ao prototipar com a Rede, é possível reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento do projeto, além de eliminar os custos de importação, já que muitas placas PCB, por exemplo, são impressas em outros países. A redução desse custo varia conforme as especificidades de cada projeto, mas nossa proposta é oferecer um contato mais ágil e próximo do mercado potiguar, desenvolvendo com o cliente a sua ideia e o seu projeto”, aponta Isabel.

Em fase de expansão, o Laboratório de Prototipagem (ProtoLab) - um dos integrantes da Rede - vai contar com um espaço maior e mais adequado. A expectativa é que os serviços sejam ampliados. “Quando a reforma for concluída, teremos mais espaço para acomodar todo o maquinário pertencente ao ProtoLab, inclusive o novo equipamento adquirido durante a reforma”, finaliza.


O PROTOLAB está localizado no andar térreo do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação, um dos núcleos integradores do IMD


Entre as empresas do Parque que já utilizaram os serviços estão Hubbi, Autoforce e Blindog. Criadora de soluções tecnológicas capazes de proporcionar mobilidade e autonomia para cães cegos, a Blindog produziu, com apoio da POTIPROT, uma placa de circuito impresso (PCB) para verificação e testes.

De acordo com Luana Wandecy, fundadora e CEO da empresa, o acesso ao laboratório foi um grande diferencial para o negócio, especialmente na fase de desenvolvimento e teste. “Conseguimos realizar esse teste rapidamente e, com base no resultado, corrigir ou mandar para produção em larga escala de forma ágil. O que nos tomaria mais de 30 dias, se tivéssemos que fazer fora do estado”, conta. 

Serviços

Na área de prototipagem eletrônica, a rede oferece soluções completas de fabricação de placas de circuito impresso com tecnologias de ponta. Entre os serviços disponíveis estão a fabricação de placas de circuito impresso (PCB) por fresagem CNC e por serigrafia, soldagem de componentes eletrônicos, testes de placas de circuito impresso (PCB), consultoria em projetos de design de placas de circuito impresso e consultoria em projetos eletrônicos.

Já na área de prototipagem mecânica, a rede disponibiliza impressão 3D com tecnologias FDM, ideal para a criação de protótipos rápidos e peças em plásticos resistentes, e SLA, que proporciona peças com superfícies lisas e detalhes finos.

Os laboratórios também realizam usinagem CNC em metal e corte a laser de CO2 para materiais como acrílico e madeira, acompanhados de consultoria para desenho técnico e projetos mecânicos.

Para solicitar um dos serviços oferecidos pela Rede POTIPROT basta acessar o site. Na página, selecione a opção “Solicite aqui” e preencha o formulário. Escolha entre detalhar o projeto ou enviar uma ideia para desenvolvimento. Após o envio, a equipe responsável entrará em contato para dar continuidade ao processo.