Startups potiguares impulsionam inovação e tecnologia no setor de turismo
Com foco em inteligência artificial e soluções digitais, empresas se adaptam às novas tendências
07-05-2025 / ASCOM
.png)
De acordo com projeções da Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor deve manter sua trajetória de recuperação em 2025, aproximando-se dos níveis registrados antes da pandemia. No Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, renovam-se as expectativas diante de um cenário em transformação, impulsionado por mudanças no comportamento dos consumidores e avanços tecnológicos.
Só o mercado das inteligências artificiais no setor das viagens deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2026. É o que aponta o relatório Travel & Hospitality AI Market Overview, da empresa de dados IndustryArc. Esse aquecimento do setor reflete a crescente utilização dessas ferramentas e o impacto que elas vêm gerando.
No Rio Grande do Norte, pelo menos cinco startups na área do turismo, associadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Digital), têm apostado no uso da inteligência artificial, softwares e soluções inteligentes para acompanhar as tendências que devem moldar o mercado nos próximos anos.
A Easyrev é um desses exemplos. Especializada na gestão de hotéis, a empresa conta com um software avançado com inteligência artificial e consultorias/assessorias para otimizar a receita hoteleira, promovendo crescimento sustentável, maior independência e controle total sobre o negócio. Em um mercado competitivo e dinâmico como o setor hoteleiro, a definição de tarifas estratégicas com base em dados precisos – incluindo oferta, demanda e concorrência – tornou-se um diferencial indispensável, como explica Gabriela Freire, sócia-fundadora.
“A Easyrev ajuda os empreendedores a manterem o saldo positivo, mesmo em períodos de baixa demanda, permitindo que os hoteleiros aproveitem com mais eficiência todos os períodos do ano. Por meio de dados atualizados, o usuário consegue ter clareza dos seus resultados, do ritmo de vendas e do preço ideal.”, afirma Gabriela.
Também focada na performance dos hotéis, a empresa Revgol é especializada em Gerenciamento de Receita (Revenue Management) e utiliza de tecnologia, análise de dados e dinâmica de preços, para oferecer soluções inovadoras e eficazes para hotéis gerenciarem seus resultados, vendas e distribuição.
Outra startup potiguar dedicada ao aprimoramento do setor de turismo receptivo é a Tourbinou, uma solução criada pela Mix Internet, empresa graduada no Parque. O negócio aposta numa plataforma concebida com o propósito de digitalizar e otimizar as operações das empresas de turismo de lazer.
A solução oferece opções para potencializar vendas, melhorar os controles dos parceiros envolvidos na cadeia de venda e divulgação e gerar aumento do ticket médio por cliente com a oferta de produtos secundários. Além disso, a plataforma agiliza e assegura processos de reservas, fortalece a cadeia de parceiros e oferece maior qualidade no atendimento ao cliente final.
Gestão de imóveis e hospedagem inteligente
Na mesma linha de inovação, a Quarto À Vista (QAVI) é uma turistech que conecta viajantes e proprietários, oferecendo soluções inteligentes em hospedagem nos destinos mais desejados do Nordeste brasileiro.
Para proprietários, a empresa proporciona uma gestão completa de imóveis, permitindo renda passiva sem esforço operacional. Já para os viajantes, o Quarto à Vista disponibiliza hospedagens de alta qualidade — de flats a hotéis e casas exclusivas — com segurança, conforto, atendimento e suporte humanizado do check in ao checkout.
Atualmente, a empresa opera no Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, com mais de 400 unidades ativas e 40 mil noites reservadas. Contando com um time de mais de 100 colaboradores, a Qavi cresce com a meta ambiciosa de se tornar o ecossistema por trás dos principais destinos turísticos do Nordeste até 2028.