IMD sedia evento sobre cidades inteligentes e lança hub inédito no país

Summit debate transformação digital na gestão pública e lança Smart Metropolis FIWARE iHub

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) iniciou, na manhã desta segunda-feira, 21, o Smart Metropolis FIWARE iHub Summit, evento nacional voltado ao debate sobre Cidades Inteligentes e tecnologias de código aberto e inovação na administração pública. Com dois dias de duração, o encontro reúne representantes de diferentes instituições, públicas e privadas, em uma programação intensa com painéis, palestras e visitas técnicas.

Encabeçado pelo projeto Smart Metropolis – iniciativa do IMD especializada em Cidades Inteligentes (Smart Cities) – o evento discute como soluções de TI, como a tecnologia FIWARE, podem ser aplicadas de forma eficiente, sustentável e interoperável no cotidiano das cidades, de modo que os municípios possam ter mais autonomia tecnológica, transparência e melhores serviços para a população.

Para isso, a proposta do evento enfatiza a tecnologia FIWARE como a solução ideal nesse contexto. A plataforma open source é amplamente utilizada na Europa e em outras regiões e é especializada no desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes ao redor do mundo.

“Ao adotar padrões abertos como FIWARE, evitamos o aprisionamento tecnológico a soluções proprietárias e criamos um cenário mais favorável para a gestão pública, o que significa garantir autonomia, liberdade de escolha, incentivo à inovação e, acima de tudo, colocar a gestão pública no protagonismo da transformação digital”, comenta Frederico Lopes, coordenador do Smart Metropolis.

A programação desta segunda-feira inclui apresentações de cases como o do projeto AMUREL Conectada, desenvolvido pela startup SmartCityTec; o planejamento do bairro Harmonia, da Ecocil, concebido com base em soluções inteligentes; além de discussões sobre segurança pública em ambientes urbanos conectados e o uso de dados nesses processos.

Participaram da solenidade de abertura autoridades como o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o diretor-geral do IMD, José Ivonildo do Rêgo; o prefeito de Mafra (SC) e presidente do Consórcio CIGA, Emerson Maas; o presidente do iConects, Eloi Ronnau; e o diretor do Smart Metropolis FIWARE iHub, Frederico Lopes.

Além desses, o evento também reuniu participantes oriundos de diferentes municípios do país — como Florianópolis, Recife e Caruaru –, bem como de gestores públicos, servidores, pesquisadores e empreendedores de tecnologia.

Novidades

O encontro desta manhã foi marcado por uma série de novidades. Uma delas foi a inauguração do Smart Metropolis FIWARE iHub, o primeiro hub de inovação FIWARE reconhecido no Brasil. Localizado fisicamente no terceiro andar da sede do IMD, o iHub tem como missão fomentar o uso, pelo setor público e indústria, de tecnologias abertas no contexto de Cidades Inteligentes, criando pontes entre governo, academia e mercado.

“O objetivo do iHub é ajudar a criar um ecossistema que difunda o conceito de interoperabilidade de sistemas de gestão pública. Então estamos aqui para formar mão de obra, oferecer treinamentos e cursos, fortalecer parcerias e também ajudar na criação de projetos junto a prefeituras interessadas”, explica Frederico Lopes.

Também nessa perspectiva, foi anunciado, durante a abertura do evento, a criação de um escritório, feito em parceria com a Funpec, destinado a apoiar projetos inovadores para prefeituras.

A ideia é receber demandas desses órgãos administrativos, entender necessidades e auxiliar na criação de novas soluções tecnológicas que atendam as necessidades de gestão em diferentes municípios. A previsão, segundo Lopes, é que o escritório seja inaugurado no final deste ano.

Ainda nesta manhã, o Summit também serviu de palco para o lançamento da mais nova edição da revista Metrópole – periódico anual do IMD.

A publicação divulga ações e iniciativas institucionais em diferentes frentes de inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo. Em sua sexta edição, o material destaca o papel do IMD na formação do futuro da Inteligência Artificial (IA).

Summit

O Smart Metropolis FIWARE iHub Summit é uma realização do IMD/UFRN, iConects, Consórcio CIGA e do próprio FIWARE iHub, com patrocínio do Grupo Interjato.

Na terça-feira (22), o Summit seguirá com visitas técnicas a três experiências práticas de uso da tecnologia FIWARE: o Plano de Cidades Inteligentes de Natal, da SEMPLA; o bairro Harmonia, planejado pela Ecocil; e o Grupo Interjato, empresa parceira do evento e referência na aplicação de soluções inteligentes em escala local.

Diante desse contexto Smart Cities, em sua fala no evento, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, expressou seu otimismo frente ao desenvolvimento de novas frentes tecnológicas do Instituto. “Temos tudo para dar certo. O nosso programa de Cidades Inteligentes, criado há dez anos, está muito bem orientado e, com todo esse ambiente que temos, estamos preparados para, junto com os nossos parceiros, contribuir para o desenvolvimento de nossas cidades”, enfatiza.