Professores participam de HackTown em MG e fortalecem laços com ecossistemas de inovação
Iniciativa reforça papel da universidade no empreendedorismo e abre portas para futuras parcerias
07-08-2025 / ASCOM
_1.png)
Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, do HackTown 2025 — festival nacional de inovação, criatividade e empreendedorismo realizado anualmente na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG).
A participação integrou as atividades do projeto Conexão Empreendedora, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e teve como foco promover a qualificação docente e o fortalecimento da atuação da UFRN junto ao ecossistema nacional de inovação.
Durante a missão, o grupo, composto por docentes de diferentes áreas da UFRN, participou de palestras, painéis, workshops e ações de networking que abordaram temas como inovação aberta, empreendedorismo de impacto, tecnologias emergentes e desenvolvimento de ecossistemas empreendedores.
A programação também possibilitou o contato com metodologias aplicadas em diferentes contextos acadêmicos e empresariais, ampliando o repertório dos participantes e estimulando a adaptação de práticas inovadoras à realidade potiguar.
Colaborações
A imersão no evento também abriu espaço para futuras colaborações institucionais. Segundo o professor do IMD Wesley Canedo, coordenador do Conexão Empreendedora, foram iniciadas conversas com representantes do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), sediado em Santa Rita do Sapucaí, para possíveis parcerias voltadas à inovação.
“Ainda não há uma parceria formal estabelecida entre o Inatel, o Metrópole Parque e o IMD, mas a missão ao HackTown abriu caminhos importantes para uma aproximação. Existe uma afinidade de propósitos entre as instituições, especialmente no estímulo à formação de startups a partir da universidade e no fomento a ecossistemas regionais de inovação”, explicou o docente.
Participaram da missão os professores Caroline Vilar (Departamento de Engenharia Biomédica/UFRN), Orivaldo Santana Jr. (Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN e PPgCTI), Márcia Pedrini (Departamento de Engenharia de Alimentos/UFRN) e Richardson Leão (Instituto do Cérebro/UFRN), todos membros do Conexão Empreendedora.
De acordo com Wesley Canedo, a presença dos docentes no HackTown teve como principal objetivo qualificá-los como agentes multiplicadores de inovação dentro da própria Universidade. “A experiência fortaleceu nossa capacidade de liderar projetos de empreendedorismo e ampliou nossa rede de contatos”, destaca o docente.
Conexão Empreendedora
Coordenado por Wesley Canedo e com subcoordenação da professora do IMD Anna Giselle Ribeiro, o projeto Conexão Empreendedora busca promover a inovação e o empreendedorismo por meio de ações de extensão voltadas à comunidade acadêmica da UFRN.
A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e envolve atualmente oito professores, 32 estudantes de graduação e dois de pós-graduação.O projeto está em andamento desde o final de 2024, com duração prevista de 12 meses.
Mais informações podem ser conferidas aqui.