UFRN lança curso de IA para professores da Educação Básica de todo o país

Elaborada pelo IMD e contando com parceria da CAPES, formação terá 40 mil vagas
05-09-2025 / ASCOM
Evento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai lançar na próxima segunda-feira, 8, o curso gratuito “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica”. Trata-se de uma formação on-line, que será ofertada em parceria com a CAPES – por meio do programa Universidade Aberta do Brasil – e disponibilizará 40 mil vagas para profissionais da educação de todo o país.

A cerimônia de lançamento vai acontecer a partir das 16h, na sede da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN, e será transmitida on-line através do seu canal do Youtube.

A concepção e formulação do curso foi realizada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), no âmbito do Programa Metrópole IA 360, com o objetivo de capacitar professores e profissionais de educação no uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula. A criação dos materiais didáticos foi feita por docentes do Instituto em parceria com a SEDIS.

O curso terá carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, numa duração total de 10 semanas. Dentre os assuntos abordados, serão introduzidos conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e exploradas estratégias práticas de uso de ferramentas generativas, visando incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores.

Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos.

Inscrições

As inscrições serão abertas a partir do dia 9 de setembro – data em que será lançado o edital de seleção – e poderão ser realizadas até 9 de outubro. Para participar do processo seletivo, os interessados precisam ser professores do Ensino Básico e Fundamental da rede de ensino pública; ou docentes da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); ou estudantes das licenciaturas do Programa Universidade Aberta do Brasil. Além disso, caso haja vagas remanescentes, poderão ser contemplados técnicos das secretarias de educação estadual e municipal e da CAPES.

Para se inscrever, os profissionais poderão acessar, a partir do dia 9 de setembro, o sistema SIGAA da UFRN ou o Gov.br. No primeiro caso, deve-se clicar no menu “extensão” e, em seguida, “visualizar cursos ou eventos”. No segundo caso, depois de acessar o Gov.br, deve-se pesquisar pelo serviço “Matricular-se em ações de extensão – UFRN” e, após localizar o serviço, clicar em “iniciar”.