Natal sediará Fórum de Bioinformática com mostra inédita de empresas do setor
Evento promovido pelo IMD será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro
15-10-2025 / ASCOM

Em sua terceira edição na capital potiguar, o Natal Bioinformatics Fórum (NBF), evento científico promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, promete, neste ano, integrar academia e indústria por meio de uma feira inédita.
Voltado para pesquisadores, acadêmicos e entusiastas em Biotecnologia, o evento promoverá a EXPO NBF, uma mostra voltada para empresas envolvidas com a Bioinformática com o objetivo tanto de prestigiar o que se tem feito no campo das Ciências da Vida, como também promover interações estratégicas.
A mostra ocorrerá especificamente durante o dia 7 de novembro, durante o GO!RN, maior evento de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Norte, que neste ano acontece no Centro de Convenções.
Ao todo, serão 15 expositores na feira, entre startups vinculadas ao Metrópole Parque – como a DNA Gtx, Z-SAFE Biotecnologia e MicroCiclo – instituições de grande porte, como a Liga Contra o Câncer e o SEBRAE, e entidades estrangeiras, como o Instituto Suíço de Bioinformática e SOPHiA GENETICS.
O professor do IMD César Rennó, um dos coordenadores do NBF 2025, destaca a importância do evento.
“É uma boa oportunidade para reunir essas pessoas que estão imersas nesse ambiente da Bioinformática, de modo que elas conheçam as nossas iniciativas e também se conectem com as empresas que estão se desenvolvendo por aqui”, comenta o docente.
Fórum
Voltado a pesquisadores, acadêmicos e entusiastas em Biotecnologia, o Natal Bioinformatics Forum promoverá painéis abertos de discussão, grupos de trabalho temáticos e palestras técnico-científicas que abordarão os principais desafios e as perspectivas futuras da bioinformática no Brasil e no mundo.
Na edição deste ano, o encontro terá como tema Bioinformática e seus Impactos na Sociedade: Unindo Ciência, Indústria e Saúde e será organizado em torno de assuntos diversos, como biologia de sistemas na saúde humana, bioinformática e o cérebro, além de práticas sustentáveis em treinamento e análise de dados.
Para tratar desses assuntos, já estão confirmados mais de 10 palestrantes nacionais e internacionais, entre pesquisadores, docentes e especialistas de instituições renomadas – como a Universidade de Coimbra e a Universidade de Boston.
Entre as instituições brasileiras, além da UFRN, participam a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Militar de Engenharia (IME), entre outras.
Representando a UFRN, estão confirmadas as participações dos professores Marcelo Augusto Costa, Sandro José de Souza, Rodrigo Dalmolin, Vasiliki Lagou, Marcelo Fernandes e Euzébio Guimarães.
A programação completa do evento pode ser acessada por meio deste link.