IMD inicia Natal Bioinformatics Forum com cursos em Bioinformática

Programação acontece até sexta-feira e conta com palestras e exposições no Go!RN
05-11-2025 / ASCOM
Bioinformática BioME Evento

O Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), deu início, nesta semana, à sua terceira edição do Natal Bioinformatics Forum (NBF) 2025. O encontro, que reúne acadêmicos, pesquisadores e empreendedores na área das Ciências da Vida, inaugura neste ano dois novos atrativos: cursos de curta duração ELIXIR e uma exposição de empresas que atuam no campo da Bioinformática.

Essas novidades atraíram ao evento cerca de 130 participantes, entre brasileiros e estrangeiros, o maior público registrado até então. O grupo reúne pessoas da Argentina, Uruguai e diferentes estados do país, como pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A programação acontece no Hotel Golden Tulip, em Natal, e também no Instituto do Cérebro (ICe/UFRN).

Segundo Beatriz Stransky, professora do BioME e uma das coordenadoras do evento, o evento tem contribuído para o uso e ensino da Bioinformática para além do meio acadêmico.

“Estamos criando um ambiente onde, mesmo fazendo um mestrado acadêmico, a pessoa está completamente capacitada para trabalhar numa indústria. A formação, apesar de ser acadêmica, capacita o aluno para cair no mercado de trabalho e ser um profissional bem completo e competente”, comenta Stransky.

Iniciada já na última segunda-feira, 3, a programação tem sua abertura oficial na tarde de hoje, 5, seguida da primeira palestra do evento, que abordará integração multi-ômica para medicina de precisão, com Winston Hide, da Harvard Medical School.

Ao todo, são 83 trabalhos registrados – entre estudos de Iniciação Científica e pesquisas de dissertação de mestrado e teses de doutorado. As exposições são feitas principalmente por meio de banners, dispostos no local do evento, e as inscrições para o evento ainda podem ser feitas até esta quarta-feira, por meio do site.

Programação

O encontro acontece até esta sexta-feira, 7, quando ocorrerá a exposição de empresas de Bioinformática durante o Go!RN – maior evento de inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Norte. A ideia é prestigiar o que se tem feito no campo das Ciências da Vida e também promover interações estratégicas.

“É uma boa oportunidade para reunir essas pessoas que estão imersas nesse ambiente da Bioinformática, de modo que elas conheçam as nossas iniciativas e também se conectem com as empresas que estão se desenvolvendo por aqui”, comenta César Rennó, docente do IMD e um dos coordenadores do evento.

Além disso, o Natal Bioinformatics Forum conta, ao todo, com 14 seminários, além de fóruns, exposições e nove Cursos ELIXIR. Estes, cujos primeiros encontros aconteceram já no início desta semana, visam favorecer o uso eficiente de infraestruturas computacionais em bioinformática, de modo a tornar os recursos de Ciências da Vida mais acessíveis e eficazes.

As atividades, oferecidas em português, contemplam desde o uso de ferramentas de controle de versão e gerenciamento de dados de pesquisa — com atenção especial à LGPD e ao GDPR — até a formação de instrutores em design de aulas e técnicas de ensino.

Palestrantes

Estão confirmados mais de 10 palestrantes nacionais e internacionais, entre pesquisadores, docentes e especialistas de instituições renomadas, como a Universidade de Coimbra, Universidade de Boston, Instituto Suíço de Bioinformática, a organização intergovernamental ELIXIR e a empresa global Roche Pharma, referência em produtos farmacêuticos e diagnósticos.

Entre as instituições brasileiras, além da UFRN, participam a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Militar de Engenharia (IME), entre outras.

Representando a UFRN, estão confirmadas as participações dos professores Marcelo Augusto Costa, Sandro José de Souza, Itamir Barroca, Rodrigo Dalmolin, Vasiliki Lagou, Marcelo Fernandes e Euzébio Guimarães, com apresentações previstas para até o dia 7 de novembro.

A programação completa do evento pode ser acessada por meio deste link.