Times do Conexão Empreendedora recebem prêmios no GO!RN
Grupos apresentam soluções em Saúde e Tecnologias Assistivas na última sexta-feira
11-11-2025 / ASCOM
Três grupos do projeto Conexão Empreendedora, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com o Sebrae/RN, foram premiados, na última sexta-feira, 7, durante o GO!RN 2025, o maior evento de inovação e empreendedorismo tecnológico do Rio Grande do Norte.
Formadas por alunos e docentes da UFRN, as equipes – Semáforo Emocional, Axia Saúde e IA Bucal – apresentaram durante o evento soluções nas áreas de Saúde e Tecnologias Assistivas e conquistaram prêmios diversos, como vouchers para visitas técnicas, acessórios eletrônicos e isenção da taxa de inscrição para o programa de incubação de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
Ao todo, o GO!RN contou com a apresentação de 10 times do Conexão Empreendedora – detentores de soluções tecnológicas em diferentes frentes, como Agricultura, Segurança, Educação, Cidades Inteligentes, Saúde e Energia. Os momentos, feitos em forma de pitch, serviram de oportunidade estratégica para atrair investimentos e transformar ideias em novos negócios.
Esses 10 grupos são resultantes de uma pré-seleção de 40 ideias do projeto – que, ao longo deste ano, se consolidou como um promotor importante de inovação na UFRN e já apresentou, além do evento de sexta-feira, resultados expressivos: mais de 2,4 mil pessoas impactadas, 64 ações realizadas, e diversas premiações conquistadas por iniciativas apoiadas pelas equipes.
Além disso, outros reconhecimentos recentes do projeto são o Catalisa ICT, onde o Conexão conquistou 1º lugar no Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS (categoria Relato de Experiência/Startup) e o 1º lugar no Desafio Nacional de Inovação do Festival Curicaca 2025, em Brasília (DF).
GO!RN
Realizado anualmente, o GO!RN busca fortalecer o ecossistema de inovação do estado, o que serve de extensão natural das ações do IMD e seu Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
O evento amplia o impacto social, econômico e empreendedor do Rio Grande do Norte, consolidando o protagonismo da UFRN na formação de novos talentos e startups de base tecnológica.
Para o Conexão Empreendedora, a ideia é que o encontro sirva não apenas de vitrine para apresentação de projetos, mas também para oportunidades de networking, parcerias, visibilidade institucional e conexão com investidores e programas de fomento.

“Resultados como o do GO!RN reforçam o sucesso do projeto, que caminha para sua conclusão com boas entregas e impactos concretos. E o Conexão Empreendedora tem conseguido ampliar o funil do empreendedorismo acadêmico, aumentando tanto a quantidade quanto a qualidade das ideias em desenvolvimento”, comenta Wesley Canedo, professor do IMD e coordenador do projeto.
Conexão Empreendedora
O Conexão Empreendedora tem como propósito unir conhecimento acadêmico e soluções inovadoras para a indústria por meio de equipes capacitadas e preparadas para enfrentar desafios do mercado potiguar.
Cada grupo do projeto é formado por quatro alunos, dois de graduação e dois de pós-graduação, sob a orientação de professores da UFRN de diferentes áreas de conhecimento.
Ao longo deste ano, o trabalho desses docentes já resultou na formação de alunos de toda a Universidade, os quais recebem capacitações em diferentes temas, como empreendedorismo, inovação e transformação digital na UFRN.
Segundo Wesley Canedo, o Conexão Empreendedora tem promovido “o despertar empreendedor de forma estratégica, capacitando professores que dominam suas áreas técnicas e agora também atuam como multiplicadores da cultura da inovação”.