Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem

imagem pos-graduação sistemas embarcados para internet das coisas

Informações básicas

O Curso de Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem é uma pós-graduação Lato Sensu que tem como objetivo formar profissionais da Educação visando a integração das metodologias ativas e das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, com o intuito de fortalecer o compromisso com o aumento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, com a melhoria do aproveitamento dos alunos.

Por que cursar a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem?

O perfil imediatista dos jovens alunos da geração atual caracteriza uma mudança radical que está trazendo desafios consideráveis para os professores de todos os níveis da educação, tornando-se cada vez mais difícil manter o interesse e a concentração dos alunos por meio dos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, nos quais os professores são protagonistas e os alunos infelizmente ainda continuam como indivíduos passivos. Como uma das consequências, os alunos apresentam baixo aproveitamento e demonstram perda de interesse pelas instituições de ensino, levando todo o sistema educacional a obter números indesejáveis de reprovação e de evasão.

Portanto, os educadores precisam se abrir para propostas e metodologias mais investigativas que contemplem a experimentação, a mediação e a colaboração, tornando a educação mais interessante para servir como um agente motivador e modificador de todo o processo de construção do conhecimento. Por esta razão, é oportuno disponibilizar novas experiências aos profissionais da educação para que se apropriem das metodologias inovadoras e dos recursos educativos digitais, diversificando suas estratégias de ensino e aprendizagem, com o intuito de se reconstruírem constantemente a partir da experimentação e avaliação de novas práticas pedagógicas.

O curso

O curso se fundamenta no modelo de Educação 4.0, que promete transformar a forma como adquirimos, geramos e transmitimos conhecimento, reestruturando a experiência de aprendizagem por meio das metodologias ativas que estimulam a participação ativa dos alunos no seu próprio processo de formação e propõe utilizar os recursos tecnológicos para potencializar esse processo por se aproximar da realidade dos alunos.

Ele tem um caráter inovador no âmbito das Instituições de Ensino Superior da rede pública federal, se mostrando como uma proposta bastante original e bem alinhada com as políticas públicas nacionais voltadas à inovação e democratização da educação. Além disso, a proposta está totalmente alinhada com os objetivos do Instituto Metrópole Digital e da UFRN de fomentar a criação de uma nova cultura de inovação em educação a fim de integrar as metodologias ativas e as tecnologias digitais na dinâmica das ações pedagógicas das instituições do ensino básico e do ensino superior, dos setores público e privado, e das secretarias de educação dos municípios e dos estados.

Desta forma, agrega ao Instituto Metrópole Digital uma oportunidade para a formação de profissionais qualificados no tema das práticas pedagógicas inovadoras para implementar, experimentar e disseminar novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação com o intuito de resolver problemas reais vivenciados pelas instituições de ensino.

Público Alvo

O curso se destina aos profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento que demonstrem interesse em atuar na execução de projetos educacionais com uso das metodologias ativas e das tecnologias educacionais, visando alcançar maior eficácia e eficiência na docência e na gestão. Neste sentido, tem como público-alvo os profissionais da Educação que atuam diretamente nas escolas, nas secretarias municipais e estaduais de educação, nos institutos federais, nas faculdades e nas universidades, das redes públicas e privadas, ou seja, que já estão inseridos no mundo do trabalho nos diversos níveis educacionais.

Duração

O curso tem duração de 18 meses e conta com uma carga horária total de 400 horas. Serão ministrados 12 módulos de 30 horas, contando com encontros virtuais síncronos (ao vivo) e atividades assíncronas que serão disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem. Um workshop de final de curso, com carga horária de 40 horas, será realizado para a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso.

Local das aulas e Infraestrutura

As aulas do curso serão realizadas em formato 100% online, por meio de ambiente de videoconferência e ambiente virtual de aprendizagem. Os encontros virtuais síncronos serão realizados aos sábados com a participação do professor do módulo e dos tutores. Além disso, os tutores estarão disponíveis em ambiente virtual online ao longo da semana para auxiliar os cursistas na realização das suas respectivas atividades.

Módulos do curso

  • Educação Inovadora
  • Aprendizagem Criativa
  • Aprendizagem Híbrida e Móvel
  • Aprendizagem Invertida
  • Aprendizagem Colaborativa
  • Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
  • Storytelling na Educação
  • Design Thinking na Educação
  • Gamificação na Educação
  • Pensamento Computacional na Educação
  • Cultura Maker na Educação

Investimento

18 mensalidades de R$ 235,00 (duzentos e trinta e cinco reais)

Mais informações

Coordenação
Prof. Dr. Charles Andryê Galvão Madeira.

Site web
https://metodologiasativas.imd.ufrn.br

Contato
(84) 3342-2216 Ramal 138
metodologiasativas@imd.ufrn.br

Outros cursos

Especialização em Big Data

Saiba mais sobre essa pós-graduação oferecida pelo IMD

Especialização em Sistemas Embarcados para Internet das Coisas - SembIoT

Saiba mais sobre essa pós-graduação oferecida pelo IMD

MBA em Gestão Internacional de Tecnologia e Inovação

Saiba mais sobre essa pós-graduação oferecida pelo IMD

Especialização em Direito da Inovação Tecnológica

Saiba mais sobre essa pós-graduação oferecida pelo IMD

Programa de Residência em TI

Conheça todas as residências em TI oferecidas junto a diferentes instituições públicas do RN