III Workshop nPITI divulga projetos de pesquisas e atividades de inovação do Núcleo

A programação do evento contará com minicursos e mesas-redondas
19-10-2017 / ASCOM
Evento nPITI Tecnologia

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) promoverá o seu terceiro Workshop entre os dias 25 a 27 de outubro. Realizado em sua sede própria, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante a XXIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC 2017), o III Workshop nPITI tem como objetivo divulgar os projetos e atividades de pesquisa e inovação realizados no Núcleo e aumentar a visibilidade do nPITI tanto no âmbito da UFRN, quanto de empresas interessadas em fazer parcerias e investir nos projetos e talentos formados dentro do contexto do Núcleo.

O evento, que busca estimular o interesse acerca da pesquisa e da inovação, também tem o papel de discutir com alunos e professores dos cursos de Engenharia, Computação, Tecnologia da Informação e área afins sobre tópicos de grande repercussão nas áreas de Sistemas Embarcados, Sistemas Inteligentes, Prototipação de Circuitos, Robótica, Microeletrônica, entre outras.

A programação do evento contará com minicursos organizados pelos laboratórios do nPITI, com uma mesa-redonda constituída por empresas convidadas da área de Sistemas Embarcados para discutir sobre inovação e empreendedorismo e com outra mesa-redonda constituída por profissionais convidadas para discutir sobre o tema “Mulheres nas Engenharias e Tecnologias”.

O evento ocorre anualmente desde 2015, durante a CIENTEC, e sempre é composto por minicursos ofertados pelos laboratórios de pesquisa e inovação e por palestras de convidados. Com isso, o Workshop pretende fomentar a colaboração entre diferentes departamentos e unidades que contribuem para a pesquisa e inovação na UFRN.

Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação estão convidados a participar, bem como docentes e pesquisadores envolvidos nas mais diversas áreas de atuação do nPITI, tais como Sistemas Embarcados, Sistemas Inteligentes, Prototipação de Circuitos, Robótica, Microeletrônica, entre outras.

O III Workshop nPITI é gratuito e conta com carga horária de 24h. Para participar, é necessário se inscrever pelo LINK.

Confira abaixo a programação das mesas-redondas:

Inovação em IoT no RN: do mercado local ao global

Mediada pelo Professor Edgard de Faria Corrês (DIMAp)

Convidados:

- Marcos Oliveira - NatalMakers
- Moisés Souto - CoIoT
- Albano Rocha -  Estilinguy
- Hugo Azevedo - Potychip

Mulheres nas Engenharias e Tecnologias

Mediada pela Professora Monica Magalhães Pereira (DIMAp)

Convidadas:

- Clarissa Araújo Azevedo - Gerente de Projeto do SIGRH