Workshop reúne mais de 100 pessoas interessadas na temática Cidades Inteligentes e Humanas
IV Workshop sobre Cidades Inteligentes está sendo realizado no Instituto Metrópole Digital.
26-10-2017 / ASCOM
Mais de 100 participantes se inscreveram no IV Workshop sobre Cidades Inteligentes, que está sendo realizado no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A abertura da programação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório B205 do IMD, com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, parceiros do projeto Smart Metropolis, responsável pela organização do evento, assim como professores, pesquisadores e gestores.
Em sua saudação aos presentes, a reitora da UFRN, Ângela Paiva começou afirmando que “estamos vivendo um mês muito intenso na área de extensão, inovação e tecnologia” e agradeceu todo o empenho dedicado a esses projetos na área de pesquisa e inovação, “ao tempo que estamos fazendo formação de recursos humanos altamente qualificados”.
Ângela Paiva lembrou o mês do servidor e toda programação alusiva elaborada para esta comemoração, falou da programação da CIENTEC 2017 e enfatizou o compromisso da UFRN com a sociedade: “essa é a nossa missão”. Destacou, também, as parcerias com a Prefeitura, que culminou com a Lei do Parque Tecnológico, agora em vias de funcionamento, e dos projetos com o Smart Metropolis, como o Campus seguro, aplicativo lançado recentemente. “São parcerias muito importantes, que tem gerado soluções inteligentes", concluiu.
Objetivo
Segundo o professor Daniel Sabino Amorim de Araújo, coordenador do evento, em sua fala abrindo o IV Workshop, o objetivo é reunir pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável, “tudo que diz respeito à qualidade de vida do cidadão”.
Lembrando os eventos anteriores, desde que foi lançada “a sementinha” do Cidades Inteligentes, o professor Frederico Lopes, coordenador do Smart Metropolis, também lembrou o início das parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, enfatizando que o projeto é institucional e não “um projeto pessoal de um professor”. Ele aproveitou a oportunidade e anunciou a novidade para 2018: o IMD/UFRN organizará e coordenará a primeira edição do Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes, que se realizará na UFRN em evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A secretária adjunta de Tributação e Planejamento de Natal, Joana Guerra, também falou, reforçando que esse evento beneficia, diretamente, a população da cidade. Ela ainda citou algumas ações da prefeitura na área de Cidades Inteligentes e Humanas, destacando o aplicativo Visit Natal, um guia desenvolvido em parceria com o Smart Metropolis, e o Fala Natal, este previsto para ser lançado em dezembro, onde a população vai poder comunicar sobre seus problemas.
Representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o Cel. Emiliano Constantino lembrou que até três anos atrás havia uma barreira “muito grande” entre a academia e o Governo e hoje há uma proximidade maior entre os dois segmentos. Segundo afirmou, para tentar minimizar os problemas de segurança, é necessário ajuda de outros órgãos e “a universidade é sempre procurada para tentar ajudar a gente a mitigar essas questões”.
Dentre as múltiplas ações que o Instituto Metrópole Digital desenvolve, segundo o professor Adrião Duarte, vice-diretor do IMD, está o trabalho desenvolvido pelo Smart Metropolis. “Há quatro anos sabíamos de sua importância e dos desafios que nos traria”, reconheceu. “A nossa busca”, continuou, “é antes de tudo desenvolver pesquisas tendo como foco o bem da sociedade”.
O IV Workshop sobre Cidades Inteligentes continua até esta sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h, discutindo temas como "Segurança da Informação em Cidades Inteligentes", "Segurança Pública e Cidades Inteligentes", "WP Middleware: Visão geral das atividades, avanços e perspectivas", e "Construindo cidades inteligentes e divertidas - Case Playtown", estão sendo debatidos.