Núcleo de Pesquisa e Inovação em TI promove seu IV Workshop

Evento do nPITI acontece entre os dias 17 e 21 de setembro
05-09-2018 / ASCOM
Evento nPITI

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai promover, entre os dias 17 e 21 de setembro, o IV Workshop nPITI, evento que objetiva divulgar à comunidade acadêmica os trabalhos, projetos e atividades de pesquisa realizados por esse núcleo e como ele atua.

O evento é destinado a alunos do bacharelado em Tecnologia da Informação (TI), Engenharia da Computação, estudantes dos cursos técnicos oferecidos pelo IMD, bem como alunos das pós-graduações desse mesmo Instituto e empresas locais com atuação na área de TI. As inscrições são gratuitas e seguem em fluxo contínuo até o dia do evento ou esgotamento de vagas.

Trazendo como tema central “A Internet das Coisas”, a quarta edição do workshop conta em sua programação com uma série de palestras e minicursos que serão oferecidos durante os quatro dias de evento. Além desse cronograma, também serão realizados, na quinta e sexta-feira, hackathons (maratonas de programação) com premiação ofertada no último dia de evento.

Além de oferecer ao seu público informações e referências sobre as pesquisas desenvolvidas no nPITI, o workshop também se propõem a discutir, entre alunos e professores, assuntos relativos às áreas de sistemas embarcados, sistemas inteligentes, prototipação de circuitos, robótica, microeletrônica, dentre outros temas.

O workshop é organizado pelo nPITI junto com o IMD e UFRN, contando com o apoio do Ramo Estudantil IEEE -UFRN e do WIE – UFRN (Women in Engineering). Suas atividades serão realizadas no nPITI, localizado próximo ao Departamento de Matemática (DMAp) e ao Departamento de Computação e Automação (DCA).

Programação

Em seu cronograma de atividades o evento oferecerá 11 minicursos abordando diversos temas relacionados a área de Tecnologia da Informação.

Além dos minicursos, o workshop traz as palestras: “Impressão 3D: problema ou solução para o meio ambiente?”; “Utilizando Análise de Dados para identificar habilidades e competências em Jogos Digitais” e “A Revolução Digital nas Redes Elétricas”, esta última sendo oferecida pelo WIE – UFRN.

O workshop reunirá, nos dois últimos dias de evento, empreendedores e entusiastas em tecnologia e sustentabilidade para o Hack Wie (20) e o Hackathon IoT (21). O objetivo é propor uma solução em TI para um grupo específico de problemas. As melhores propostas serão premiadas na sexta-feira, quando acontece o encerramento do evento.

Conheça o passo a passo para inscrições nos vários minicursos

As inscrições para os minicursos ofertados pelo evento devem ser realizadas via Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O passo a passo seguinte é para os interessados em participar de algum desses minicursos: “Monitorando sistemas com ScadaBR”; “V-REP: Plataforma Virtual para Experimentos com Robos”; “O Supercomputador da UFRN”; “Processamento de sinais aplicado ao processamento sísmico”; “Introdução à tecnologia de foguetes”; “Devito: Symbolic Finite Difference Computation”.

O interessado deve deve acessar este LINK  e efetuar os seguintes passos:

2 – acessar  “Cursos e Eventos Abertos;
3 - localizar o título “IV Workshop nPITI ” e clicar no ícone "inscrever-se";
5 – voltar a “página inicial”;
6 – clicar no botão “cursos e evento abertos”;
7 – localizar o título “IV Workshop nPITI" e clicar no ícone "visualizar período de inscrições";
8 – escolher o curso que deseja se inscrever e confirmar inscrição.

Já para os minicursos “Programação de Sistemas Embarcados Baseados em Microcontroladores PIC”; “Projeto e prototipagem de circuitos eletrônicos”; “Prototipagem rápida de elementos mecânicos”; e “Introdução à visão computacional com OpenCV”; as inscrições devem ser realizadas por meio deste LINK , e seguindo os passos:

2 – acessar  “Cursos e Eventos Abertos”;
3 - localizar o título “Cursos básicos sobre tecnologias e ferramentas usadas em projetos de IoT ”  e clicar no ícone "increver-se";
5 – voltar a “página inicial”;
6 – clicar no botão “cursos e evento abertos”;
7 – localizar o título “Cursos básicos sobre tecnologias e ferramentas usadas em projetos de IoT ” e cliar no ícone "visualizar período de inscrições";
8 – escolher o curso que deseja se inscrever e confirmar inscrição.

Para se inscrever no minicurso “Python para ciência de dados”, o interessado deve acessar  este LINK  e efetuar os passos:

2 – acessar “Cursos e Eventos Abertos”;
3 – localizar o título “Cursos avançados sobre desenvolvimento de projetos em IoT” e clicar no ícone "inscrever-se";
5 – voltar a “Página Inicial”;
6 – clicar no botão “Cursos e Eventos Abertos”;
7 – localizar o título “Cursos básicos sobre tecnologias e ferramentas usadas em projetos de IoT ” e clicar no ícone "visualizar período de inscrições";
8 - localizar o minicurso “Python para ciência de dados“ e clicar no ícone "inscrever-se";
9 – preencher o campo “Instituição” e confirmar inscrição.

A inscrição para as atividades ofertadas pelo WIE, devem ser realizadas por meio deste ENDEREÇO . Para efetuá-las o interessado deve:

1 - Clicar no link “Inscrições”;
2 – selecionar a opção desejada;
3 – preencher o formulário e clicar em “próxima”.

Já para inscrever-se no Hackathon IoT, o interessado deve acessar este LINK , preencher o formulário e enviar as respostas.