Evento online apresenta oportunidades de parcerias entre empresas e academia por meio do PAX

Live contará com palestra da coordenadora do Parque e ex-reitora da UFRN, Angela Paiva Cruz
05-04-2021 / ASCOM
Evento nPITI

Com o objetivo de interagir com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), e conhecer os mecanismos de interação deste com a comunidade acadêmica e empresarial, o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), vai promover na próxima sexta-feira (09), às 14h, uma palestra da professora Angela Paiva Cruz, assessora especial da Reitoria da UFRN e coordenadora do PAX.

Transmitido pelo canal do IMD no Youtube, o evento terá o tema “PAX e Oportunidades de Parcerias entre Universidade e Empresas”. Durante a live, Angela Paiva também vai apresentar o próprio projeto do PAX, bem como um apanhado do seu estágio atual de implantação e as oportunidades de aproximar pesquisadores de demandas do setor produtivo.

A live será voltada para pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos setores da UFRN, como é o caso do próprio nPITI e do IMD como um todo, e também do Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) – além de dirigentes de incubadoras ou empresas.

O projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo vem sendo construído desde 2019, em parceria que envolve a UFRN, Governo do Estado, Fecomércio, Fiern, Sebrae/RN, prefeituras das cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, além da UERN, Instituto Santos Dumont e IFRN.

Estabelecido como uma associação sem fins lucrativos, o PAX envolve as partes interessadas na Hélice Tripla — empresas, pesquisadores e governo — para criar um ecossistema propício para a transferência e utilização do conhecimento, com ênfase nas áreas de Energias, Reabilitação em Saúde e Indústria 4.0.

O edifício central do PAX, já construído e com área de 15 mil metros quadrados, foi planejado para acomodar incubadoras e aceleradoras, bem como espaço dedicado ao desenvolvimento de tecnologia e atividades de transferência. Com várias etapas graduais de implantação, todas descritas no Estudo de Viabilidade Econômico Financeira, a previsão inicial é que o Parque comece suas atividades no segundo semestre de 2022.