IMD finaliza workshop de inovação em saúde abordando temas de IA, Ciência de Dados e IoT

Workshop on-line terminou na última sexta-feira (07). Confira o resumo dos principais assuntos
11-05-2021 / ASCOM
Evento Inovação

O Instituto Metrópole Digital (IMD), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) concluiu, na última sexta-feira (07), o I Workshop de Inovação na Área da Saúde. Os três últimos dias do evento foram marcados por uma intensa programação, composta por minicursos de diferentes áreas e que apresentaram a tecnologia como importante ferramenta para o desenvolvimento inovador das ciências da Saúde.

Ao longo de toda a semana, o workshop – que aconteceu on-line por meio da plataforma Google Meet – contou com uma série de debates, apresentações e mesas redondas sobre diferentes assuntos que aproximam Saúde e Tecnologia da Informação (TI).

Mais detalhes sobre os dois primeiros dias podem ser acessados aqui e a programação completa do evento está disponível no site oficial.

Ciência de dados

Na quarta-feira (05), terceiro dia do evento, aconteceu o minicurso “Ciência de Dados para Saúde”. Na ocasião, foram apresentados conceitos sobre esse tipo de conhecimento e sobre Inteligência Computacional (IC) enquanto ferramenta para solucionar problemas relevantes da área de bioinformática.

O minicurso também ensinou sobre construção de interfaces cérebro-máquina capazes de controlar dispositivos externos usando apenas informações cerebrais e abordou conceitos de IC que são úteis para quem deseja estudar fatores genéticos associados a doenças.

Apresentado por professores e pesquisadores do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), o minicurso ainda seguiu com a construção de métodos de aprendizagem de máquina (machine learning) úteis para a classificação de dados clínicos de câncer e também apresentou projetos que são frutos de parcerias com diferentes instituições de ensino nacionais e internacionais.

Internet das Coisas

Em seguida, na quinta-feira (06), foi oferecido o minicurso “IoT na Saúde com Uso do Node-Red”. A proposta foi apresentar a ferramenta de programação Node-RED, que permite integração de diversos equipamentos e sistemas com banco de dados e serviços.

O curso abordou conceitos introdutórios de Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT), em inglês –, aplicações e demonstrações do Node-RED no contexto de produção de medicamentos, entre outros assuntos.

A palestra foi ministrada por pesquisadores envolvidos no projeto Nuplam 4.0, que aplica conceitos de Indústria 4.0 na produção de fármacos da UFRN.

Inteligência Artificial

Já no último dia do workshop, sexta-feira (07), o tema do minicurso foi “Inteligência Artificial Aplicada à Área de Saúde: Conceitos e Caminhos”. Na ocasião, o professor Marcelo Fernandes, vinculado ao Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA), falou sobre os conceitos associados às técnicas de aprendizagem de máquina e os seus caminhos para sua utilização na área da saúde.

Sobre esse assunto, o docente também apresentou as ferramentas de Deep Learning, amplamente utilizadas na atualidade, e apresentou projetos na área. Segundo Fernandes, conhecimentos em Inteligência Artificial (IA) são cada vez mais interdisciplinares e importantes para qualquer formação acadêmica.

“A gente tem trabalhado na UFRN para que IA seja abordada não apenas nas graduações de Engenharias da Computação, Elétrica e áreas afins, mas que seja disciplina obrigatória em qualquer curso, seja medicina, farmácia, direito, educação física, entre outras”, defende do docente.

Com mais de 17h de programação e participação de mais de 100 pesquisadores e profissionais com diferentes formações, o evento, segundo um de seus organizadores, professor Itamir Barroca, contribuiu para trazer temas relevantes no contexto de inovação em saúde.

“O workshop trouxe uma discussão importante sobre o que de fato é inovação em saúde e quais os seus ganhos sob o ponto de vista os profissionais, dos pacientes e do próprios sistemas utilizados nesse contexto”, comenta Itamir Barroca.