Núcleo de Pesquisa do IMD realiza amanhã workshop sobre 5G e novas tecnologias

Com palestras e mostras de laboratórios, evento é realizado anualmente pelo nPITI
30-11-2022 / ASCOM
Evento nPITI

Texto: Cecília Costa

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realiza amanhã, dia 1° de dezembro, o seu VIII Workshop. O evento é realizado anualmente e nesta edição abordará o tema 5G e Novas Tecnologias para Sociedade 5.0.

Contando com diferentes momentos, como conferências, palestras e mesas abertas, o encontro disponibiliza 200 vagas e é gratuito, sendo realizado na sede do nPITI, localizada na Avenida Passeio dos Girassóis, próximo à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). As inscrições podem ser feitas através do SIGAA.

Para Eduardo Nogueira, professor organizador do evento, o tradicional workshop representa uma oportunidade para o Núcleo mostrar trabalhos e pesquisas inovadoras em TI. “Nossa expectativa é, com a mostra dos nossos laboratórios, conseguir aumentar a inserção de mais pesquisadores e promover a criação de mais estudos correlatos ao nPITI”, destaca ele.

Programação

O evento terá programação ao longo de todo o dia, das 8h às 18h. Após o credenciamento dos participantes, contará com uma apresentação cultural, seguida de uma mesa de abertura presidida pela coordenação do Workshop e pelos professores Ivonildo Rêgo, diretor do IMD, e Adrião Duarte, coordenador do nPITI.

Em seguida, às 11h30, o encontro contará com uma conferência com o tema 5G Sob Foco: Uma Grande Oportunidade para o Brasil, ministrada pelo professor Luiz Gonzaga Silveira, da UFRN.

Após o almoço, a programação segue com a palestra Evolução dos Sistemas de Comunicações Móveis Celulares para o 5G, com o professor Marcelo Sampaio, e, às 16h, acontecerá a mostra dos laboratórios, durante a qual cada laboratório do Núcleo apresentará diferentes projetos e pesquisas realizadas em seus âmbitos.

Neste ano, nosso evento acontece em apenas um dia e a proposta é apresentar algumas possibilidades do 5G para o desenvolvimento da sociedade e para a condução de pesquisas que vislumbrem esse novo horizonte”, comenta Eduardo Nogueira.

A programação completa do evento pode ser conferida neste link.