IMD e IIF iniciam programa para desenvolvimento do pensamento científico

Voltada para jovens com superdotação em TI, iniciativa também promove ações abertas à comunidade
26-04-2023 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

Após firmar uma parceria com o Instituto Internacional de Física (IIF) voltada à formação de jovens com altas habilidades / superdotação em Tecnologia da Informação (TI), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) dá início, nesta sexta-feira (28), a uma programação anual aberta a toda a comunidade que promete trabalhar a temática do desenvolvimento do pensamento científico.

Com atividades até novembro deste ano, o cronograma é composto por atividades oferecidas tanto para o público interno como externo da Universidade e conta com amostra de vídeos, debates e palestras, todos sobre temáticas científicas. Sexta-feira (28) será o dia de discutir produções audiovisuais sobre Computação e Engenharia e as atividades acontecerão na sala B206 do IMD e em auditório do IIF, às 17h30.

Ao longo do ano, a comunidade acadêmica poderá acompanhar a discussão de três filmes – O Jogo da Imitação, O Menino que Descobriu o Vento e O Homem que Viu o Infinito, cujos debates estão previstos para os dias 26 de maio, 7 de julho e 27 de outubro, respectivamente.

Já em âmbito interno, a programação prevê, além dos debates em torno das obras, a participação de alunos do IMD e do IIF em palestras, que abordarão temáticas como ciência na mídia e fronteiras da Física Moderna. Os estudantes também serão envolvidos na produção e apresentação de vídeos sobre temas variados.

No IMD, as atividades são dirigidas aos alunos do Talento Metrópole – iniciativa que trabalha com jovens com altas habilidades/ superdotação em tecnologia.

Ações de incentivo

Segundo a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, a parceria sinaliza a possibilidade da UFRN conduzir ações ainda mais concretas no âmbito de pessoas com superdotação. “É uma parceria muito bem-vinda, porque isso nos faz ter uma cobrança maior para que ações de incentivo floresçam e gerem frutos”, comenta a docente.

O acordo entre as duas instituições foi assinado em dezembro de 2022 pelo diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, pelo diretor do IIF, professor Álvaro Ferraz, e também por Klaus Capelle – ex-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador colaborador de projetos do IIF. Este também está previsto para participar da programação anual de 2023 como palestrante.

Na ocasião da assinatura, o diretor geral do IMD ressaltou que o acordo também pode contribuir para o início de novas parcerias em áreas diferentes, como Computação Quântica, campo que já desponta no âmbito acadêmico e que sinaliza o futuro da TI em todo o mundo.

Já na perspectiva dos alunos, o acordo também deverá possibilitar o intercâmbio de estudantes de ambas as instituições, de modo a ampliar a produção de conhecimento científico acerca de temas diferentes, como Engenharia de Software, Computação e afins.

Superdotação

Conduzida há mais de sete anos no IMD, a formação para alunos com superdotação / altas habilidades em TI são oferecidas pelo Talento Metrópole para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio.

Uma vez no programa, o estudante é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Mais informações estão disponíveis no site.