IMD é destaque no evento Motores do Desenvolvimento do RN

Evento reuniu ecossistema empreendedor potiguar para debates sobre transformação digital
20-09-2023 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi pauta de apresentação no Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, evento que reúne diversos protagonistas da economia potiguar para uma manhã de apresentações, debates e exposições.

O encontro aconteceu hoje (20) no auditório do Arena das Dunas e tratou a temática da transformação digital como meio de incentivar a criação de um ecossistema tecnológico. Diretamente aliado a isso encontra-se o IMD, cuja apresentação foi conduzida por seu diretor-geral, professor José Ivonildo do Rêgo.

Na ocasião, o diretor destacou como o IMD tem contribuído com o desenvolvimento de todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, apresentando ações que abrangem desde a formação de recursos humanos até o incentivo a negócios em Tecnologia da Informação (TI).

“Nosso Instituto foi pensado para ser uma ponte entre a universidade e o setor produtivo. Para isso, nós entendemos que, se queremos apoiar o mercado, nosso principal recurso é o humano, ou seja, pessoas bem formadas. Do lado das empresas, mais do que geração de tributos para nossa Prefeitura, enxergamos o principal: o desenvolvimento de toda a cadeia econômica do nosso estado”, comenta Ivonildo Rêgo.

Em sua fala, o docente também comentou sobre as várias ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento empreendedor do IMD – destacando projetos como o Talento Metrópole, cursos técnicos, bacharelado, pós-graduações, ações de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e parcerias com o setor produtivo.

Sobre essas, o diretor aproveitou para enfatizar ações como o acordo com uma grande empresa internacional de tecnologia para a criação de um centro de pesquisas em internet 5G em Natal e a construção do Núcleo de Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados, iniciativa do IMD que incentiva a condução de pesquisas e projetos na área.

Além disso, Ivonildo Rêgo ainda enfatizou a escolha do IMD como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que garante investimentos para financiamento de projetos e ações na área de Internet das Coisas e Manufatura.

Motores de Desenvolvimento

O evento contou com a participação de empresários, veículos de comunicação e representantes de uma série de instituições públicas e privadas. Idealizado há 16 anos, o Motores do Desenvolvimento já conta com sua 41ª edição, hoje nomeada de Motores Inovatech.

A cada nova edição, são tratados temas específicos – o último focou no mercado imobiliário, motivado pela sanção do novo Plano Diretor de Natal. Neste, o encontro abrangeu diferentes temáticas ligadas à transformação digital, com foco especial para uma das tecnologias que mais tem pautado discussões em todo o mundo, a Inteligência Artificial.

Sobre esse assunto, o professor Marcelo Fernandes, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Ciência de Dados do IMD, foi convidado para compor um painel junto a colaboradores do Senac, do Sebrae e do Sistema Tribuna.

Na ocasião, o docente aproveitou para falar um pouco mais sobre o Núcleo, cujo espaço físico deve ser inaugurado no próximo ano.

“Nossa meta é ser um hub para o desenvolvimento de IA na Universidade. Então, a ideia é buscar tudo o que está sendo feito de IA dentro da UFRN e içar isso em um núcleo, atendendo demandas tanto locais como municipais, regionais e até nacionais”, conta Fernandes.

Atualmente, o Núcleo abrange o uso de IA em diferentes frentes de atuação, como Segurança, Direito e Ética, Indústria, Saúde e Bioinformática, além de tratamento e processamento de dados.

O IMD também tem planos para lançar, já no próximo ano, um curso de MBA em IA e selecionar professores de diversas áreas de conhecimento para comporem o Núcleo e contribuírem com visões multidisciplinares sobre o assunto.