IMD aborda futuro da segurança da informação com Comunicação Quântica
Evento segue ciclo de palestras sobre Computação Quântica e acontece na próxima segunda-feira, 19
14-08-2024 / ASCOM
Em continuidade a um ciclo de palestras iniciado na última semana, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai realizar, na próxima segunda-feira, 19, a palestra As Promessas da Comunicação Quântica. O encontro, ministrado pelo professor Rafael Chaves, vai explorar tecnologias emergentes, implicações práticas e debates sobre como se dará o futuro da comunicação com a aplicação da Computação Quântica, especialmente na área de segurança.
O evento vai acontecer a partir das 18h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, localizado em frente ao Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC). Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia, exceto para interessados em certificados de participação, os quais devem acessar o SIGAA/Gov.br para efetuar o cadastro.
A temática do encontro abordará, dentre outros assuntos, como a mecânica quântica está prestes a redefinir o panorama das telecomunicações e o que isso significa para o futuro digital. Essa perspectiva é reflexo de como a Computação pode impactar a maneira como pessoas e instituições se comunicam atualmente, especialmente em quesitos como rapidez e segurança na transmissão de dados.
Nesse sentido, a apresentação abrangerá a execução de modelos de comunicação quântica, os quais resistem a ataques criminosos como a quebra de uma chave de criptografia – mecanismo amplamente utilizado por organizações para prevenir interceptação de dados por hackers.
Rafael Chaves
Toda essa discussão será conduzida por Rafael Chaves, docente da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) e autor do livro Incerteza Quântica – que oferece, nesse campo, um panorama amplo sobre a história, conceitos fundamentais e percepções da atualidade e do futuro.
Chaves também produziu um artigo científico sobre a criação de uma rede quântica urbana de 270 metros – que funcionou ligando dois pontos em diferentes edifícios. A partir desse estudo, publicado em 2021, o pesquisador abriu precedentes para o surgimento de redes quânticas mais complexas e a implementação de protocolos de comunicação entre cidades.
“Informações como essa são importantes porque nos ajudam a nos prepararmos para transformações, garantindo segurança na troca de informações de agora em diante”, comenta o professor Anderson Paiva Cruz, docente pesquisador que conduziu a primeira apresentação do ciclo de palestras, na última semana.
Palestras
Concebido para acontecer a cada quinze dias até o final do ano, o ciclo de palestras promoverá discussões sobre diversos assuntos relacionados à Computação Quântica, contando com a participação de convidados oriundos não apenas da UFRN, mas também de universidades de outros estados do país e também do exterior.
“Nosso objetivo é formar capital intelectual e pessoas interessados no tema, no IMD e na UFRN como um todo. Para isso, o ciclo de palestras funciona de modo a sensibilizar a comunidade sobre a importância de desenvolver essa área”, destaca o docente.
A Computação Quântica é uma área da Ciência da Computação que toma por base os princípios da mecânica quântica para processar informações. Computadores desse tipo possuem maior capacidade, por exemplo, de simulação de fenômenos da natureza, o que possibilita aplicações e avanços importantes em campos como Química e Biologia, física de materiais, produção de medicamentos e outras.