Workshop marca conclusão de 2ª turma de Residência em TI junto ao TRF-5
Evento aconteceu na última quinta-feira, na sede do Tribunal, em Recife
23-09-2024 / ASCOM
O workshop de encerramento da turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação realizada em parceria com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) aconteceu na última quinta-feira (19), em Recife.
A mesa de abertura contou com a presença do desembargador do TRF-5 Leonardo Rezende, como mediador, além do professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) Everton Cavalcante e do especialista David Montalvão Júnior, respectivamente coordenador e gerente de projetos da turma de residência.
Durante a abertura, o evento foi apresentado como uma celebração do sucesso da parceria entre o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que mantém o Programação de Residências em TI, e o TRF-5, que juntos já realizaram duas turmas do curso junto ao próprio Tribunal.
“Temos o prazer de comemorar nossa segunda turma de residentes em TI, fruto da rica parceria do TRF-5 com a UFRN, uma experiência pioneira em formação de quadros de tecnologia e inovação voltada para a qualificação dos serviços jurídicos”, destacou o desembargador Leonardo Rezende.
Já o professor Everton Cavalcante ressaltou a relevância do modelo distribuído geograficamente da Residência em TI: “Esta é a primeira residência implementada nesse formato, servindo como modelo para outras feitas com entidades parceiras da UFRN, o que mostra o quão exitosa essa experiência tem sido”, afirmou ele.
Projetos
Na programação do evento, houve a apresentação de oito projetos desenvolvidos pela turma de residentes concluintes, como foi o caso do Red Alert e da Plataforma de Gestão de Oportunidades e Talentos da 5ª Região.
O Red Alert é uma solução tecnológica desenvolvida para otimizar o processo de inspeção no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que ocorre periodicamente para identificar problemas em processos que estão parados ou com irregularidades em seu fluxo de tramitação.
Tradicionalmente, essa inspeção era realizada manualmente, o que podia levar até uma semana para ser concluída, impactando diretamente na agilidade das varas judiciais. A ferramenta desenvolvida pelos residentes automatiza esse processo, reduzindo significativamente o tempo de varredura, permitindo que as varas mantenham sua operação sem interrupções ou atrasos excessivos.
Já a Plataforma de Gestão de Oportunidades e Talentos da 5ª Região foi criada para aprimorar o processo de recrutamento e seleção de candidatos interessados nas oportunidades oferecidas pelo TRF5.
A plataforma automatiza a triagem de candidatos, utilizando informações curriculares para selecionar perfis que atendam aos critérios das vagas. Com isso, o recrutador tem acesso a uma seleção de candidatos de forma eficiente e imparcial, garantindo que o processo seja mais transparente, rápido e preciso, facilitando a gestão de talentos no âmbito da Justiça Federal.