Conexão Empreendedora discute caminhos da inovação em saúde no RN

Evento promovido pelo IMD e Sebrae traz relatos de quem uniu biotecnologia e mercado
08-08-2025 / ASCOM
Bioinformática Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai promover, no próximo dia 22 de agosto, a segunda edição do evento "Pioneiros da Inovação". O encontro — realizado no âmbito do projeto Conexão Empreendedora, do qual o IMD participa em parceria com o Sebrae/RN — tem como objetivo fomentar o diálogo entre inovação tecnológica e empreendedorismo no setor de saúde no Rio Grande do Norte.

O evento acontecerá no Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), onde está sediado o Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD), também responsável pela organização do
encontro. Aberto ao público, o encontro vai se dar entre as 15h e 18h, contando com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas presencialmente no local. Todos os participantes poderão solicitar certificado de participação com carga horária de 3 horas, emitido pelo Sebrae RN.

A programação inclui a participação de dois profissionais de destaque.
Um deles é a farmacêutica e bioquímica Andrea Fernandes, fundadora da DNA Center, laboratório criado com a proposta inovadora de oferecer serviços em Biologia Molecular e que foi responsável por instalar o primeiro sequenciador genético do Rio Grande do Norte.

Em sua palestra
durante o evento, Andrea Fernandes abordará os desafios de empreender com base em ciência e tecnologia, além das estratégias que transformaram uma ideia inovadora em um negócio de referência.

O outro convidado será o professor titular do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) Sandro de Souza, um dos pioneiros da Genômica e da Bioinformática no Brasil. Ele é doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard. Atualmente tem atuação nas áreas de Bioinformática, Genômica e Neurobiologia, além de exercer o cargo de Diretor Científico (CSO) da empresa DNA Gtx.

Na sua exposição Sandro de Souza abordará a trajetória de um pesquisador que transita entre a academia e o empreendedorismo, destacando como a pesquisa de ponta pode impulsionar a criação de negócios inovadores.

Após as apresentações, o evento será encerrado com uma mesa-redonda, promovendo um espaço de diálogo aberto entre os palestrantes e o público. Participará também da discussão Ceiça Moreno, analista do Sebrae RN e coordenadora do projeto Conexão Empreendedora.

Mais informações, incluindo detalhes da programação completa, podem ser conferidas por meio
da página do evento no Instagram.