Projetos do núcleo de pesquisa do IMD são selecionados para 2ª fase do Catalisa ICT

Três pesquisas foram selecionadas para o programa de aceleração e de fomento do SEBRAE
15-04-2021 / ASCOM
Empreendedorismo nPITI

Três projetos de pesquisa vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foram selecionados para a segunda fase do Catalisa ICT, iniciativa do SEBRAE que fomenta novos negócios a partir de projetos acadêmicos de todo o Brasil.

As iniciativas selecionadas são conduzidas junto ao Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS) do nPITI e propõem o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em áreas como segurança virtual de softwares, otimização de sistemas embarcados aeroespaciais e aumento de eficiência computacional.

Nessa segunda etapa do programa, constituído por quatro fases no total, foram selecionados mil projetos, oriundos de todo o Brasil. Para a seleção, foram utilizados os critérios: potencial de impacto econômico, grau de inovação, potencial de impacto socioambiental, viabilidade técnica e formação e trajetória do pesquisador.

Atualmente, os pesquisadores envolvidos estão recebendo uma série de capacitações junto ao Catalisa ICT, com temas como atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação, prospecção tecnológica, entre outros.

A ideia é que esses projetos acadêmicos possam não apenas ser aplicados na prática, mas contribuam para o surgimento de negócios inovadores.

Projetos

Os projetos do LAPPS selecionados para a segunda etapa do Catalisa ICT foram o Smart Defender, o CEVERO e a iniciativa “Plataforma Backend as a Service (BAAS) Multitenant – com Abordagem MIDD”.

O Smart Defender é uma solução especializada em detectar e mitigar ataques do tipo Negação de Serviços Distribuídos (ou DDoS, da sigla em inglês) a sistemas web. O estudo já resultou na criação de uma tese de doutorado e na publicação de uma série de artigos científicos a nível nacional e internacional.

Já o CEVERO (Chip Multi-proccessor for Very Energy-Efficient Aerospace Missions) é um chip paralelo projetado especialmente para otimizar o consumo energético e a eficiência de veículos aeroespaciais.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Tecnológico de Zurique e a sua primeira aplicação prática contribui para a redução do tamanho dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Por sua vez, o terceiro projeto é uma plataforma que otimiza a capacidade computacional de recursos como datacenters e nuvens computacionais, por meio de uma abordagem de desenvolvimento guiado por interpretação de metadados.

Catalisa ICT

Idealizado para promover uma aproximação entre a academia e o mercado, o Catalisa ICT é uma jornada de aceleração de projetos inovadores. Constituído de quatro etapas, a iniciativa visa mobilizar pesquisadores de todo Brasil, ensinar, estruturar, desenvolver e testar negócios, além de inovar e escalar os novos empreendimentos.

O último edital para prospecção de projetos inovadores foi publicado em 25 de novembro de 2020 e, para essa segunda etapa, a proposta é que os participantes possam desenvolver um plano de inovação a partir de suas pequisas, conectando-as ao problemas e desafios reais de empresas e demais instituições.

Ao final das capacitações, cada pesquisador terá em mãos, como produto final, um plano de inovação, que poderá ser submetido a um novo edital específico para obtenção de fomentos posteriores.